quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Competição ou Cooperação?

Cooperar ou competir?



Alguns Educadores dizem: - O mundo é competitivo temos que preparar nossos alunos para o mundo!

Já outros dizem: - As empresas estão contratando pessoas que sabem cooperar, temos que preparar nossos alunos para o mercado de trabalho!

Fábio Brotto diz: "Se o importante é competir, o fundamental é cooperar"

Concordamos com Brotto, acreditamos ser importante aprender a competir, porque em várias situações na vida teremos que lidar com a competição, como em um vestibular, em uma seleção de emprego, em um concurso entre outras diversas situações que teremos que vencer.

E também concordamos que cooperar é fundamental para a vida! Vivemos em sociedade, estamos interligados, precisamos uns dos outros para viver bem e sermos felizes, então cooperar é realmente fundamental!

De fato vemos o mundo mais competitivo, talvez porque fomos educados num sistema mais competitivo. Mas e se fossemos educados num sistema mais cooperativo como seria o mundo?

Muita gente nem sabe ao certo o que de fato significa cooperar. A grande maioria das pessoas, quando perguntamos o que é cooperação, responde que é ajudar o outro. Cooperar não é ajudar, mas sim fazer junto, operar junto. O que é bem diferente de ajudar, fazer junto é achar um ritmo comum é unir forças para alcançar um mesmo objetivo.

O que realmente importa é buscar o equilíbrio, saber que cooperar ou competir são escolhas. A cada ocasião podemos escolher o que for melhor. O fundamental é ser ético, respeitar tudo e todos nas suas escolhas, seja na hora de competir ou cooperar.

Pensamos que cooperar talvez seja um principio que antecede a competição, pois até mesmo nos jogos competitivos se uma equipe não coopera entre si dificilmente chegará a tão sonhada vitória.
Por isso acreditamos que devemos primeiro aprender a cooperar, primeiro enxergar os outros como parceiros, para depois aprender a competir e ai sim olhar o outro como adversário sem perder o respeito e a camaradagem.

Coopere, compita e se divirta! Mas acima de tudo respeite, compartilhe, curta, escolha sempre o melhor para todos! O bem comum é o bem de todos!