sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Valor de educar. Quanto vale um sorriso?

Educar não é brincadeira, mas pode e deve ser feito por meio dela. Brincando podemos transformar o mundo, podemos aprender a viver e a conviver. Podemos aumentar nossa autoestima, confiar no grupo e em nós mesmo. Brincando aprendemos a superar desafios e a solucionar problemas.Educar é muito mais do que brincar, é acreditar no potencial de todo e qualquer ser humano e fazer o possivel, e as vezes, até o aparentemente impossivel, para contribuir com seu desenvolvimento.

Infelizmente muitas pessoas que trabalham na área da educação são meros professores e não educadores. A diferença está em exatamente fazer a diferença. O educador vai além da sala de aula, é aquela pessoa que percebe a gente e nos impulsiona pra frente, é aquele que nos faz ver além do vidro da janela. É quem nos faz acreditar em nós mesmos, é quem vibra junto com cada conquista! Educadores não necessariamente são professores ou se encontram dentro da escola. Se tivessemos mais educadores do que professores acredito que a educação não seria um problema tão sério quanto ainda é hoje.

Me parece que hoje estamos mais preocupados em dar nomes aos comportamentos , que na visão de alguns interfere no processo de aprendizagem, do que trabalhar de fato em função de sanar essas dificuldades. É mais fácil justificar o porquê a criança não aprende do que encarar o desafio de fazer com que ela aprenda apesar de suas limitações.

Dislexia, TDAH, DPAC, Discalculia, entre outros distúrbios ou transtornos de aprendizagem que temos encontrado por ai são apenas diagnósticos que apresentam um conjunto de comportamentos. Não devemos simplesmente rotular e abrir mão do indivíduo que aprensa algum desses comportamentos, ao contrário disso devemos usa-lo a nosso favor. Se já é certo que o individuo apresenta alguma dificuldade temos que levar isso em conta e trabalhar para contribuir com seu desenvolvimento. Limitações e deficiências todos nós temos, o importante é aprender a superar ou encontrar estratégias para viver melhor.

Ministro aulas de Educação Física do 2º ano do Ensino Fundamental I ao 3º ano do Ensino Médio em uma escola particular em São Paulo. Esse ano conheci um aluno que já era famoso por seu comportamento inadequado. Isso já deve ter acontecido com muitos de vocês, essa é uma história clássica que tem se repedido e continuará por muitos anos se não pararmos para prestar atenção no que estamos fazendo com esses seres que em algum momento passam por nossas mãos.

O Aluno durante as primeiras aulas toda vez que perdia o jogo ou não conseguia vencer chorava, soluçava, se debatia no chão e batia em quem tentasse se aproximar dele. Dizia que nunca conseguia nada, que ninguém nunca o escolhia, que ninguém gostava dele. Fui conversando com ele e fazendo perceber que precisava trocar suas crenças, precisava acreditar no seu potencial e em suas qualidades.
Depois de algumas aulas dando reforço positivo valorizando todas as boas ações para aumentar a autoestima do aluno, no dia que ele era responsável por oferecer sua brincadeira preferida para o grupo, aula que faz parte de um projeto chamado "Amigos",ele escolhe "Corrida Pô!".
Esse ano sai na sua vez, pela primeira vez vence todos os 5 jogarores que encontrou pelo caminho, mas na 6º e último ele perde. Inacreditavelmente ele não chora, ou contrário sorri. Eu olho para ele e digo você viu você ganhou de 5 jogadores, uma pena ter perdido do último mas venceu de 5, que legal! Ele olha pra mim sorrindo e diz: É porque estou mais confiante em mim!
Apito fox 40 dedal classic -fox 40 = R$ 44,90
Livro Biomecâmica Aplicada = R$ 99,90
Tênis Nike Air Max = 549,90
Poder contribuir para a autoestima de uma criança e, assim, fazê-la mais feliz = não tem preço!!!