domingo, 14 de novembro de 2010

Ética nas aulas de Educação Física ajuda a construir boas relações

                Durante uma aula de Educação Física na escola, o nível de exposição é bastante grande, por isso se não tomarmos cuidado facilmente podem surgir situações de gozação e tiração de sarro entre os alunos durante uma atividade. Claro que os mais habilidosos adoram esse momento de exposição, afinal é hora de mostrar no que eles são bons, mas e os demais que não tem a mesma habilidade as vezes sofrem.

                Um doutor em Educação Física em sua tese de doutorado pesquisava os benefícios da educação física escolar na vida adulta das pessoas, ao analisar o resultado da pesquisa entrou em depressão ao perceber que a grande maioria das pessoas tinha trauma dessa fase ao invés de apresentar algum benefício positivo. Hoje acredito que esse quadro mudou, mas não totalmente, ainda recebo alunos de outras escolas que dizem não gostar da aula. Com o tempo, através de experiências positivas essa idéia é modificada.

             A Educação Física é uma das matérias privilegiadas por seu ambiente de trabalho, a quadra, por suas propostas muitas vezes lúdicas, e também por termos o aluno por inteiro, todavia se não tomarmos certos cuidados podemos ser a aula de maior risco para os tímidos e menos habilidosos.

             A meu ver, o segredo de tudo é criar um ambiente seguro. Um ambiente de respeito mútuo, onde as pessoas possam ter a liberdade de serem elas mesmas, te ter a segurança de poder arriscar, tendo a certeza de que podem errar e que ninguém irá apontar seus erros, mas sim irá ajudar a fazer cada vez melhor.

             A velha frase "Faça com os outros da forma que você gostaria que fizessem com você!", que já ouvimos milhares de vezes, mas as vezes esquecemos de colocá-la em ação. Ninguém gosta de ser zoado, então porque fazemos isso com os outros?

            Fico absolutamente pasma com a ideia das pessoas se divertirem à custa de outras. Hoje ouvimos muito fazer em bullying, ao mesmo tempo em que alguns pais junto com seus filhos se divertem assistindo a programas de TV como "Pânico", onde a diversão é tirar saro da cara do outro. Esse comportamento vai ficando habitual, as pessoas passam a não achar que isso é errado, quando chamamos atenção dos alunos que fazem isso na escola eles dizem "eu só estava brincando!". Isso não é brincadeira, isso é violência, é fazer mal a alguém, divertir-se à custa do outro, ter prazer em humilhar o outro, isso definitivamente não é brincadeira é muito sério. Brincadeira é quando ambos estão se divertindo.
           Seja exemplo para as pessoas ao seu redor, as crianças aprendem conosco.
http://www.youtube.com/watch?v=6mhqa9tzFG4

           Com frequência alunos se machucam durante os jogos, seja por uma trombada, ou um empurrão na hora de pegar, uma bolada mais forte na queimada, o que acontece grande parte das vezes sem querer, ou seja, sem que haja a intenção de machucar o outro. É nesse momento que uma simples palavra pode nos trazer conforto "desculpe!", e justamente ai eles não pedem porque dizem que foi sem querer. mas a final alguém que tem a intenção de machucar o outro pede desculpas? é justamente o que prova e comprova que foi sem intenção é um pedido de desculpas. 

           Palavras de extrema importância para uma boa convivência têm sido deixadas de lado, não deixe de pedir "Por favor", "com licença", agradeça sempre, "obrigado" e se realmente você não teve a intenção, "desculpe!". São gestos simples mas que fazem toda diferença na hora da convivência.
    

   Cuide de suas relações com os seres humanos, com os animais, com a natureza em fim com todo planeta e seja mais feliz!