quinta-feira, 14 de julho de 2011

O que de fato ensinar nas aulas de Educação Física?

         Diferente de outras disciplinas da escola a Educação Física não em um currículo organizado de modo que se aprenda o mesmo conteúdo independente da escola, como acontece na maioria das outras disciplinas como matemática, história, língua portuguesa entre outras. No caso da Educação Física o conteúdo oferecido depende da concepção que a escola tem sobre a área, mas principalmente da competência do professor e de sua disposição em variar e ampliar o leque de possibilidades.

         A Educação Física já passou por transformações, desde inicialmente sua influência na era militar, com o propósito de fazer ginástica para manter o corpo forte e saudável, passando por uma fase com a preocupação de ensinar a cuidar do corpo, desde as necessidades básicas de higiene a saúde do corpo e  uma outra com o foco nos esportes, na produção de possíveis atletas, além dos jogos e brincadeiras que sempre permearam nossas aulas. Nossos objetivos vão desde essa educação do corpo, passando pelo aprendizado e aperfeiçoamento das modalidades esportivas, visando à promoção da saúde e também a recreação, o lazer, a socialização, aprender a conviver e a trabalhar em grupo. Atualmente misturamos tudo isso em nosso planejamento, cada tema desses representando um bloco temático. Ainda sim as escolhas, os recortes que são feitos de todo esse universo irão depender muito dos professores e de sua competência.




           Já há alguns anos acompanho o trabalho de Marcos Garcia Neira, um pesquisador, que é Doutor em educação pela USP e tem graduação tanto na área de educação física como na pedagogia. Isso a meu ver amplia sua capacidade de ver a educação física nesse contexto escolar. Seu trabalho mais recente em parceria com o Prof. Mario Nunes chama-se “Cultura Corporal”. Uma metodologia com base na pesquisa de campo para trabalhar os elementos da cultural corporal durante as aulas de educação física. Marcos juntamente com Mario coordena um grupo de pesquisa na área da educação física escola, com o foco em estudar assim como aplicar essa pedagogia da cultura corporal.

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/vez-formar-atletas-analisar-cultura-corporal-487620.shtml

           Claro que cada escola e cada professor precisam adequar às propostas a sua realidade, nem tudo funciona em todos os lugares. O importante é conhecer todas as possibilidades que estão sendo experimentadas e trazer o que pode contribuir para que você dentro da sua realidade consiga construir uma prática melhor. Afinal cada realidade é uma uns tem 20 alunos outro 50, uns tem 50 minutos outros 30, uns tem quadra outros mal tem espaço, uns tem materiais outros improvisam como podem, uns tem uma aula por semana outros tem a sorte de terem duas.

          Fico muito feliz de constatar que temos muitos profissionais de Educação Física Escolar de qualidade. Recentemente, há um mês atrás ministrei um curso no Sieeesp, para professores de Educação Física Escolar, com o intuito de ensinar a criar novos jogos, compartilhar da minha experiência como profissional dessa área, ensinar o que pra mim funciona, e poder aprender ainda mais com cada um dos participantes que ali estavam. Pessoas preocupadas em fazer melhor a cada dia, preocupadas em valorizar a área, preocupadas em fazer seu trabalho da melhor forma, pessoas que buscam reciclar e aprender, modificar, fazer diferente, buscam fazer melhor. São pessoas assim que fazem a diferença na educação.

        E você o que pensa sobre isso? Que conteúdos você anda abordando em suas aulas? Você encontrou um bom caminho para sua prática?

   Uma coisa que não podemos deixar de pensar é que conteúdo basta acionar o google, o que vai de fato ser importante em uma aula são as vivências que podemos proporcionar o tipo de reflexão que iremos propor, que relações estabelecemos entre esses conteúdos, que saberes iremos construir. O conteúdo é um meio, ele não deve ser um fim. Há algo muito mais importante que me faz escolher um determinado conteúdo, é o que de fato tem maior relevância pra vida. No caso da educação física como lidamos muito com atividades coletivas o aprender a conviver e a respeitar os outros a meu ver são conteúdos de fundamental importância. Aprender a viver e a se relacionar com a vida isso é o que no fundo mais importa.

Namastê!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário