sábado, 15 de dezembro de 2012

Nuvembol nasce um novo Esporte.

Durante as aulas de Educação Física da Carandá Vivavida Educação com os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental I desenvolvo um projeto no qual o objetivo final é a criação de novos jogos. Os alunos trabalham divididos em pequenos grupos, discutem ideias, e criam jogos incríveis.

Você pode conferir a nossa produção deste ano e dos anos anteriores em nosso blog! http://educacaofisicanaescolacaranda.blogspot.com.br/


Alguns alunos extrapolam o projeto criando sozinhos ou em duplas seus próprios jogos, esse foi um ano que tivemos muitas produções. Em destaque uma produção que virou nossa nova modalidade Esportiva: Nuvembol.

Todos os anos as mesmas perguntas são feita: Será que outras pessoas jogam os nossos jogos? Será que um dia um de nossos jogos pode chegar a se transformar num Esporte Olímpico?

Dessa vez estamos acreditando que sim, que nosso novo esporte, Nuvem Bol pode sim um dia se tornar uma modalidade esportiva e quem sabe olímpica. Então começa aqui nosso trabalho de divulgar para o mundo todo o nosso novo jogo. 



Sua história

2012, 4º ano do Ensino Fundamental I, projeto de criação de novos jogos realizado nas aulas de Educação Física da Carandá Vivavida Educação pela Educadora Física Daniella Tonioli.

O processo já havia começado, já estávamos na fase de trabalho em pequenos grupos finalizando nossas produções para apresentar. Neste momento alguns alunos me contaram que tinham criados jogos sozinhos. Pedi então que eles colocassem suas ideias no papel e trouxessem a aula, que no final das apresentações coletivas eles teriam espaço para apresentarem seus jogos, e assim alguns alunos me entregaram sua produção. O aluno João Pedro Gadel Lima, mais conhecido como Jota, me entrega esse papel que está na foto abaixo.




Quando comecei a ler não estava acreditando, aquilo era genial, um menino de 9 anos cria sozinho um jogo inteligente, bem estruturado, fiquei boba com o nível da produção, e ansiosa pra colocar o jogo em ação. Apenas uma coisa me intrigava, os jogadores deveriam ficar parados nos lugares escolhidos, achei que isso poderia tornar o jogo meio parado demais, mas não, mesmo parado o jogo consegue ser dinâmico, é realmente um jogo sensacional.

Depois de algum tempo chegou o grande dia e colocamos o jogo em ação, os alunos adoraram, fizemos alguns pequenos ajustes, sempre seguindo a opinião do criador, Jota. Levei o jogo para o outro 4º ano e para os 3ºs anos. Foi unânime, todos adoraram o jogo. Resolvemos então organizar o I Torneio de Nuvem Bol, os jogos foram acontecendo durante as aulas de Educação Física, quatro classes participavam do torneio, duas de 4º anos e duas de 3ºanos, cada uma com seu time masculino e feminino, todas as turmas jogaram com todas as turmas, pelo número de vitórias ou saldo de pontos definíamos quem disputaria a final entre 3ºs e 4ºs lugares e 1ºs e 2ºs lugares masculinos e femininos. E no dia 11/12/2012 durante a grande final ficamos todos juntos a tarde toda assistindo os jogos, torcendo, jogando, cooperando, competindo, aprendo, ganhando ou perdendo.




Nossa missão espalhar o Nuvem bol pelos quatro cantos do planeta! Entre no nosso Blog aprenda a jogar Nuvembol, ensine seus amigos, leve pra sua escola, quem sabe em breve não realizamos um Toneio interescolar de Nuvembol, quer participar? Comece a treinar agora!



Nenhum comentário:

Postar um comentário