domingo, 8 de dezembro de 2013

Regras para conviver melhor

Para vivermos em sociedade precisamos de regras, para que o jogo funcione também precisamos das regras. Em ambos os casos as regras devem ser claras e devem favores a todos. Mas nem sempre é assim que acontece.

Regras tem a função de organizar, de fazer com que as coisas funcionem melhor, mas também há regras burras, regras que são autoritárias que não são bem pensadas. Em um colégio que estudei por alguns poucos anos tinha regras sem sentido algum: uma era de que o tênis usado para ir a escola tinha que ser obrigatoriamente de cor branca ou vinho, pelo uniforme ser dessa cor. Porque alguém não poderia estar de tênis azul ou preto, ia deixar de aprender pela cor do tênis?
Imagino que hoje em dia essa escola não tenha mais essa regra, pois ela não tem sentido de existir. Porem alguém precisou questioná-la para que ela fosse repensada.

Um dos objetivos do meu trabalho é repensar o tempo todo que tipo de experiências eles estão tendo por meio dos jogos que estou oferecendo aos meus alunos, com que tipo de regras eles estão aprendendo a lidar, são regras que são justas para todos?

O cuidado precisa ser muito grande para não cairmos em contradição ou para não parecermos hipócritas. No contexto da Educação Física e do Esporte isso se torna ainda mais complicado, por que é como se neste contexto algumas coisas fossem permitidas como por exemplo o uso do palavrão. Existe um comum acordo que durante a torcida de um jogo é permitido o uso do palavrão. Um vez numa discussão com os alunos sobre o uso do palavrão, pois a regra da aula é que não é permitido o uso do palavrão, então eles diziam em que contextos os pais os permitiam o uso do palavrão, e na torcida num campo de futebol, no transito e quando alguém se machuca eram unânimes as opiniões que nestes casos é permitido. Mas na escola mesmo nestes casos a regra é não ao uso do palavrão! Caraca! Put's grila! tem que ser assim!  

Outra coisa que é permitida em alguns esportes é o "jogo de corpo" ou seja em outras palavras é permitido empurrar o outro com o corpo. Essas regras vão criando que tipo de relação entre os jogadores? Existem formar de competição que também vão lidar com a superação sem precisar de violência, mesmo que seja sem intensão acaba sendo violência. E podemos muito bem e será melhor pra todos jogador sem o jogos de corpo agindo de fato mostrando sua habilidade física, isso é que é bonito de ver, um jogador que joga limpo e faz bonito.



Em breve novos novos com regras pensadas pra vivermos e convivermos melhor! Jogando por um mundo melhor! Jogando pela paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário