domingo, 19 de maio de 2013

Saia da mesmice, além do quarteto fantástico existe um universo de modalidades esportivas.

Um dos conteúdos da área da educação física são os Esportes, que infelizmente ainda hoje continuam sendo exploradas apenas quatro modalidades durante todo ano, em alguns casos elas são organizadas em bimestres e se repetem ao longo de toda escolaridade. O “quarteto fantástico”, apelido dado pelas pessoas que percebem que a educação física vai além de um quadrado, você deve estar imaginando e com certeza acertou, Handebol, Futebol, Vôlei e Basquete.


Assim aprendemos, assim ensinamos? Sai dessa, extrapole, vá além, pesquise, conheça outros possibilidades muito mais interessantes, mostre a diversidade aos seus alunos. Se você realmente acredita que o esporte ajuda a na formação de um ser ético você deve ampliar suas possibilidades, existem esportes que tem a ética como principio e de fato vão contribuir para a formação de ser humano mais ético.

Você conhece o Tchoukball? Nunca ouviu falar? É um esporte. Novo? Não, criado em 1960. Porque é poucos conhecido? Ótima pergunta, por que é um esporte incrível em todos os sentidos. Eu conheci através de minha Amiga e parceira de trabalho Adriana Zoppello, a uns 5 anos atrás quando ela me convidou para ministrar um curso para a equipe de professores de Educação Física no Colégio Polícia Militar, onde ela fazia a coordenação dessa área.


Amor a primeira vista, mesmo sem o material necessário, sem o quadro de remissão, adaptei o jogo para poder ensinar aos alunos, pois os princípios, a forma de trabalhar a competição de maneira ética era o mais importante. Os alunos gostaram do jogo e fui atrás do material. Segui jogando de forma adaptada esses anos todos até que neste ano finalmente consegui o sonhado quadro de remissão e mais conseguimos uma oficina com o Archimedes Moura que nos ajudou a compreender mais sobre esse esporte tão interessante.

http://www.carandavivavida.com.br/content.php?Categ=4&contentID=1459

http://www.carandavivavida.com.br/content.php?Categ=4&contentID=1804

Um esporte de competição, dinâmico, ágil, rápido, divertido, diferente de todos os outros, pois os jogadores não podem atrapalhar a jogada do time adversário, devem acompanhá-la a fim de tentar pegar a bola que será lançada no quadro de remissão após no máximo três passes.

Ficou curioso quer saber mais, http://www.tekokatu.com.br/

Renove seus conteúdos, basta disposição para aprender e você verá que existe um universo amplo e repleto de riquezas, Esportes é um conteúdo cheio de possibilidades não se limite a apenas 4, saia do conforto e busque novidades. Você conhece Corfebol?