terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Além dos muros da quadra...

       A Educação Física Escolar ainda não encontrou de fato uma forma eficiente de desenvolver seu conteúdo. Umas das linhas de pesquisa nessa área vêm propondo uma Educação Física além dos muros da quadra. Não dá mais para continuar simplesmente jogando bola. A Educação Física assim como todas as outras disciplinas é uma área de conhecimento, que deve ensinar conceitos importantes para nossa qualidade de vida e manutenção de saúde, como a importância da prática de atividade física regular, os benefícios de uma boa alimentação, os cuidados com a higiene pessoal, além de estudar as diversas formas de manifestação da cultural corporal.

    Ainda hoje algumas escolas seguem um currículo limitado aprendendo e se especializando em apenas 4 esportes: handebol, vôlei, basquete e futsal. E então perguntamos: será que de fato aprender a jogar apenas 4 modalidades esportivas vai me trazer algum benefício na vida adulta? Se eu aprender um pouco sobre diversas modalidades não só esportiva, mas toda e qualquer possibilidade de manifestação da cultura corporal não estarei mais preparado para escolher o que praticar na vida adulta?

        Eu não costumo ver pessoas praticando esportes na vida adulta, existem raros grupos de mulheres que pratica esporte e claro os homens que eternamente se reunião para bater aquele bolinha, mas é sempre isso, o famoso Futebol. Sabemos que o esporte tem um poder de promover diversas coisas boas. Não estamos questionando o esporte, mas sim pensando porque só esporte e mais porque de aprender apenas 4 modalidades e simplesmente aprender a jogar, sem nenhum questionamento de onde surgiu, porque foi inventado, qual era o contexto da época, enfim estudar mais a fundo essa manifestação da cultura corporal, e também porque não estudar outros esportes além desses.

       Hoje já muitos professores trabalham além de esportes, vemos no currículo da Educação Física Escolar jogos, brincadeiras, esportes, lutas, atividades rítmicas, ginástica, e conhecimento do e sobre o corpo, vemos grupos estudando diferentes conteúdos como Tchoukball, Yoga, Parkour...



      Diversificar o conteúdo é também acolher a todos, pois se trabalhamos apenas com esporte com bola, vamos favorecer apenas uma parcela de nossos alunos e os demais se sentiram de certa forma incompetentes. Diversificando podemos mostrar que existem diversas possibilidades de cultura corporal, e que cada pessoa terá suas preferências e mais ou menos habilidades para uma determinada coisa. Assim acreditamos também estarmos contribuindo ao não sedentarismo. Pois muitas pessoas hoje não praticam atividade física como manutenção para sua saúde e qualidade de vida por conta de terem trauma da época de escola ao se sentiram incompetentes para isso.

      Queremos pessoas que ao final da escolaridade saibam gerenciar sua própria atividade física. Que possam encontrar uma atividade prazerosa para praticar com frequência e com isso colher os benefícios que essa prática regular pode trazer. Mostrar várias opções, compreender os benefícios que cada opção pode oferecer para o desenvolvimento e para a saúde do corpo e da mente é função da Educação Física.

         Somos uma área muito importante, pois somos capazes de promover saúde física e mental, a socialização, momentos de alegria e descontração, consciência corporal, disposição para viver, felicidade e bem estar. Nossa aula deve ser pensada em todos e não obrigar a todos a vivenciar determinados esportes sem ao menos dar sentido a isso. Quando damos significado o aprendizado acontece e que é de fato importante fica guardado. Assim também nos damos a oportunidade de aprender mais, de conhecer novas práticas, não precisamos ser especialistas para ensinar algo, basta termos disposição para aprender. Ser um aprendiz eterno pode te tornar um melhor Educador.

        Aproveite janeiro para renovar, leia e busque novidades para suas aulas. Veja sobre que práticas corporais o mundo anda falando Slackline, Stand up, Skate, Corrida, Pilates, entre milhares de outras.

Aproveite as merecidas férias para descansar, se divertir, se renovar e se reinventar!

Boas festas! Feliz 2014!!!