quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Os bons discípulos superam seu mestre

Pra mim esse é o grande barato de ser professor, ver seu aluno ir além, extrapolar, ultrapassar a barreira do conhecimento e ir mais adiante. Essa é uma das grandes satisfações desse trabalho de ensinar. Mas para que isso aconteça você como mestre deve estar disposto são só a ensinar mais também a aprender, pois é só nesse momento em que a mágica acontece. Quando o mestre percebe que seu discípulo está pronto e o deixa caminhar sozinho, pouco a pouco ele vai ganhando confiança até chegar a superação! Para o mestre, mas do que a satisfação de dever cumprido é a satisfação de avançar mais um degrau, crescer e evoluir com a superação do seu discípulo.


Venho fazendo esse trabalho durante minhas as aulas de Educação Física, aos poucos vou dando pequenas tarefas que vão desenvolvendo habilidades necessárias para a tarefa maior, criar novos jogos. O jogo é um dos “conteúdos” da Educação Física e na minha opinião o mais fascinante. Por meio do jogo conhecemos o ser humano, colocamos prática nossa capacidade de lidar com diversas situações inesperadas, pois por mais que já conhecemos o jogo ele será sempre surpreendente. O mesmo jogo pode acontecer de maneira completamente diferente quando jogado por grupos diferentes. O mesmo jogo também será diferente quando jogado novamente pelo mesmo grupo. O jogo é imprevisível, uma vivência única e que pode ser transformadora. Jogamos de acordo com nossos valores, tomamos decisões a todo momento tentando fazer o melhor possível.


O jogo possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio deles podemos desenvolver o Ser Humano, nossa capacidade de cooperar e competir com ética. Para criar novos jogos é preciso primeiro compreender os jogos que já conhecemos, entender sua estrutura e quais habilidades e competências estão sendo desenvolvidas por meio dele. Depois podemos misturar dois jogos conhecidos transformando num novo jogo, até por fim sermos capazes de criar novos jogos diferentes dos já existentes.


Durante o ano de 2011 criamos, testamos e jogamos os novos jogos criados pela turma que cursava o 4º ano do ensino fundamental I na Escola Carandá e agora você pode conhecer e levar para seus alunos jogarem também! Acesse nosso blog http://educacaofisicanaescolacaranda.blogspot.com/ e comece o ano oferecendo novas oportunidades de jogar. Dê a oportunidade de seus alunos criarem, eles são muito mais criativos do que você pode imaginar, basta dar espaço pra que a mágica aconteça!


 

Deixe que seus discípulos tenham oportunidade de supera-lo, afinal o bom mestre é aquele que está sempre aberto a aprender!

Boas Férias e um Bom retorno!!!