domingo, 17 de janeiro de 2010

O Jogo na Educação Infantil

A grande maioria dos autores que trata do tema socialização diz que esse processo se inicia a partir dos 6 anos de idade. Pois leva-se em consideração que nessa idade a criança já deixou de ser tão egocêntrica e já começa a ter mais condição de perceber o outro.

Porem na prática aos três anos de idade a crinança já inicia sua participação em jogos coletivos, ou seja, começa a vivenciar situações que podem ou não contribuir para sua socialização. Vamos analisar quais são essas primeiras experiencias que são oferecidas as nossos crianças. Uma pesquisa realizada com professoras da Educação Infantil apontou que os 10 jogos mais utilizados em seu dia a dia: Corre-cotia ou lenço atrás, morto vivo, pega-pega, amarelinha, macaco simão, estátua, dança das cadeiras, barra manteiga, passa anel, muro mole.
Se analisarmos as estruturas desse jogos vamos observar que temos situações de exclusão e ou de punição, como realizar um castigo ou pagar um "mico". Em outros jogos, como na amarelinha por exemplo, temos uma estrutura que favorece o jogador de mais habilidade, onde quem acerta joga novamente. Mas não seria mais coerente quem errou ter uma segunda chance? No entendo a chance é dada a quem tem mais habilidade.

Sendo essas as primeiras expeirências que estamos oferecendo aos nossos alunos será que de fato estamos contribuindo para o processo de socialização? Que tipo de relação entre aos pessoas estou oferecendo em um jogo onde quem erra é excluído ou deve realizar um castigo? E depois queremos que nosso aluno compreenda que o erro faz parte de um processo de ensino-aprendizagem. Jogos com uma estrutura competitiva onde apenas um pode ser o vencedor e os demais são excluídos, que faz com que o jogador tenham que sofrer castigos para continuar no jogo e onde os jogadores mais halidosos além de já terem essa vantagem ainda ganham a vantagem de jogar novamente, definitivamente não contribuem para a socialização, muito menos de crianças que ainda estão numa fase egocentrica, que ainda precisam aprender a olhar para o outro.

Que tal nessa 1ª fase, a Educação Infantil, começarmos com jogos cooperativos. Podemos continuar os jogos que conhecemos mas pra isso é necessário modificá-los para que de fato estejam de acordo com nossos objetivos de socialização.

Quer saber como modifiar os jogos?

Leia: Jogos que Educam

de: Dani Tonioli

Ed. All Print









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